Leis de Newton


A aula segue assim (se você faltou na aula, copie tudo e pegue as respostas com um colega para tentar entender):

1. PROBLEMATIZAÇÃO:

Os alunos tentam agrupar esses eventos em três grupos, por ordem de fenômenos:

1.        Um carro está a 80km/h e bate num poste. O que pode acontecer com o motorista?

2.        Um patinador empurra uma parede. O que acontece com o patinador?

3.        Um carro A acelera de 0 a 100km/h em 5s; um carro B acelera de 0 a 100km/h em 30s. O que os passageiros sentem em cada caso? O que é diferente? O que é igual?

4.        Patinadores abraçados se empurram, sendo que um pesa 100kg e outro 50kg. O que acontece com cada patinador?

5.        Um ônibus acelera com um passageiro em pé. O que pode acontecer com o passageiro?

6.        Um caminhão bate num muro a 80km/h e uma moto bate no mesmo muro (em outro local) na mesma velocidade. O que acontece? Qual a diferença?

7.        Um caminhão faz uma curva com uma carga de tijolos soltos. O que pode acontecer com os tijolos?

8.        Alguém pendura um objeto num gancho no teto. O que pode acontecer?

  1. Um carro A breca bruscamente, sendo que o motorista estava com cinto de segurança; outro carro B breca suavemente, com o motorista também com cinto de segurança.O que cada motorista sente? Qual a diferença? O que há em comum?

Essa parte também pode ser feita por meio desse programa (clique para baixar).





2. EXPOSIÇÃO:

Os alunos anotam esses slides (clique para baixar).







3.  QUESTÕES:

Responder estas questões referentes às leis de Newton:

Problemas Conceituais sobre as 3 Leis de Newton

1.    Aplique as 3 leis de Newton para explicar como é possível andarmos: inicie com a 1ª lei e depois vá para a 3ª; pense no chão, e no que nos mantém ligados a ele. Finalmente aplique a 2ª lei para entender por que somos nós que somos lançado para frente e não o chão que se move para trás. Explicite cada lei na sua explicação.
2.    O Sr. Burro diz: “Se ao puxar a carroça para frente, ela me puxa para trás com a mesma força de acordo com a 3ª lei de Newton, nunca vou conseguir sair do lugar”. Para entender por que o Sr. Burro está errado, aplique alguma(s) lei(s) de Newton para analisar essas 4 forças: A) o que empurra o Sr. Burro para frente? B) o que puxa a carroça para frente? C) o que puxa o Sr. Burro para trás? D) o que puxa a carroça para trás? Finalmente ordene essas 4 forças em ordem de grandeza (da maior para a menor), e conclua por que o Sr. Burro vai conseguir puxar a carroça.
3.    A Terra gira ao redor do Sol, e não o contrário. Aplique cada lei de Newton para explicar: A) por que a Terra não sai em linha reta com velocidade constante, mas se mantém sempre girando em torno do Sol; B) por que não é o contrário: o Sol girando em torno da Terra; C) e se o Sol se move ou não (pelo menos um pouquinho), por causa da Terra.
4.    A massa de um objeto é 1kg. Ao soltá-lo, a gravidade faz com que acelere a 10m/s². Então use a segunda lei de Newton para calcular a força com que a gravidade o puxa para baixo. Essa força é chamada de PESO, e é medida em Newtons.
5.    Sabendo que a aceleração da gravidade da Lua é 1,6m/s² calcule: A) SEU peso na Terra; B) SEU peso na Lua; C) a massa de um objeto na Terra que tenha o SEU peso na Lua. D) Conclua, completando a frase: “Meu peso na Lua seria igual ao peso de um objeto de ____kg na Terra”.


4. COMPLEMENTAÇÃO:


Ler esse (trechos dos "Princípios Matemática...") e esse (biografia) texto (clique para baixar) e responder essas questões sobre a vida e obra de Isaac Newton:

Verificação da Leitura dos Textos sobre Isaac Newton

(biografia resumida e introdução aos “Princípios Matemáticos...”)

Para responder as perguntas seguintes, leia os textos quantas vezes forem necessárias para ter segurança do seu entendimento. Depois, sem copiar trechos (a menos que você indique entre aspas no meio de seu próprio texto), responda cada pergunta com SUAS PRÓPRIAS palavras.

 

  1. Com a biografia de Newton, construa uma tabela com o ano e uma síntese do(s) respectivo(s) evento(s) de sua vida, em ordem cronológica. Cuidado, pois o texto entregue pode não estar totalmente nesta ordem!

 

Agora sobre o texto escrito pelo próprio Isaac Newton:

  1. A quê Isaac Newton atribui a ordem no Universo?  Quais seus argumentos?
  2. Como era a idéia que Isaac Newton tinha de Deus? Seja o mais completo possível.
  3. Como Isaac Newton ligou a Física (na época conhecida como Filosofia Natural), ao nosso conhecimento de Deus? Explicite também a frase com que ele fez essa ligação.


Pronto!





Principal | Atividades | Fórum | Aos Alunos
Interagindo | Aspectos  Filosóficos | Noticias
E-mail:  flavioscunha@hotmail.com